INTERVENÇÕES NO ESPAÇO PÚBLICO

 


 INTERVENÇÕES NO ESPAÇO PÚBLICO  

Nos últimos anos, no Brasil e no mundo surgiram novas formas de arte apareceram, como “uma sucessão de formas”, uma “metamorfose”.

Tornou-se um trabalho difícil descrever essa multiplicidade de formas e conceitos, de “maneiras de fazer” e os modos de “ser sensível” tornou-se um imperativo. Talvez, tenha sido a constatação dessa diversidade de “maneiras de fazer Arte”.

No Brasil, centenas de artistas interferem no espaço urbano em várias cidades de diversos estados brasileiros, individualmente ou em coletivos. A diversidade dessas “maneiras de fazer” demonstra uma multiplicidade de “modos de ser sensível”

A vários aspectos da realidade e do imaginário, do espaço e do tempo, do local e do global, do político e ético ou do estético e do poético etc.

Alguns grupos de artistas interferem no espaço urbano aproximando-se das manifestações coletivas do carnaval ou dos manifestos político-partidários, outros interferem de forma poético-performática, outros trabalham com as comunidades, enfim, “introduzem novos procedimentos de fazer artístico”.

Entendendo-se por arte pública aquela que passa obrigatoriamente pelas mudanças que ela causa no ambiente urbano e que além de implicar na interatividade do público com ela, transita pelo imaginário, por meio das relações sociais e culturais, pelo cotidiano dos frequentadores e fruidores do trabalho artístico.


Monica Nador

É verdade que outros artistas também se dedicaram a arte de estamparias e até a modelos de vestuário como Di Cavalcanti e Flávio de Carvalho, porém, não é conhecido o esforço deles em compartilhar seu conhecimento artístico de maneira solidária e tampouco com intenção de transformação social, tão bem indicada por Monica Nador.

Mônica Nador é uma artista visual brasileira que a partir de seu mestrado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), fez grandes intervenções em favelas com pinturas em fachadas de casas e cômodos internos.

A expansão de sua arte a levou a fundar o JAMAC – Jardim Miriam Arte Clube, que é um espaço de arte-educação consolidado na região.

Desde 2004 atua com ações artístico-culturais como a capacitação de jovens e adultos por meio da técnica de pintura em estêncil, intervenções em espaços públicos nas periferias e fomento à realização audiovisual possibilitando a prática da arte e da cultura como elementos estruturantes da sociedade.


Assista ao depoimento de Mônica Nador colhido para o Setor de Arte-Educação do Centro da Cultura Judaica de São Paulo, que tem como foco a formação de professores, e a educação não-formal de crianças, jovens e adultos da rede pública e particular de ensino. Direção do vídeo: Paulo Baroukh 2008


NELE AZEVEDO

As miniesculturas de formas humanas em gelo da artista brasileira Néle Azevedo, que tornaram-se símbolo da luta contra o aquecimento global, voltam a ser exibidas na Europa e nos EUA. A intervenção abriu a Bienal do Ártico nesta quarta-feira (15), em Stavanger, na Noruega. As frágeis esculturas que derretem, expostas em São Paulo em 2005, também estarão até 10 de outubro em Berlim, na Alemanha, na exposição "Recommended for Imitation - Expeditions in Aesthetics & Sustainability". E depois passará por sete outros países, entre os quais Rússia (São Pestesburgo), Austrália (Melbourne) e Grécia (Atenas). O tema meio ambiente não foi o foco da artista mineira, com formação em São Paul... - Veja mais em https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2010/09/15/esculturas-de-gelo-que-viraram-simbolo-do-aquecimento-global-sao-expostas-na-noruega.




Fontes:


https://www.youtube.com/watch?v=9RtkeyUOjUE

https://youtu.be/PezEqvq0c2U

https://fujocka.wordpress.com/2015/03/10/intervencoes-na-periferia-pormonica-nador/

http://celacc.eca.usp.br/sites/default/files/media/tcc/a_arte-publica

https://fujocka.wordpress.com/2015/03/10/intervencoes-na-periferia-por-monica-nador/

https://www.google.com/homens-de-gelo-derretem-em-ato-contra-aquecimento-global

https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2010


Para responder a essa atividade acesse o link:

https://classroom.google.com/c/MzEwMDA3NDI2Mjkz/a/MzI0OTQwMTM5OTU0/details



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Megaexposição da dupla OSGEMEOS reabre a Pinacoteca

Uma ótima noticia. após sete meses fechada, por conta da Covid19  a    Pinacoteca  retoma suas atividades com força total!  E a boa notícia ...